Logotipo

Logotipo




segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A distribuição do dia 26/09 foi muito triste

Primeiro, nós disbribuímos um pouco de marmitex na R: Marconi, pois é o nosso ponto fixo de distribuição desde que inauguramos o GAV em 1999.

Depois, fomos distribuir o restante no Largo São Francisco, próximo da Sé.

Que judiação! Foram cenas horríveis. Doeu o coração!

No largo são francisco, haviam muitos moradores de rua, uns 300 mais ou menos.
Alguns puderam fazer fila, outros nem se levantavam do lugar, tamanho era o frio.

Assim que terminou a fila, nós pegamos as caixas de isopor e fomos entregando para aqueles que estavam deitados nos cantos. Foi muito triste. Eu cutucava e chamava, eles abriam só um buraquinho do cobertor, dava para ver apenas os olhos deles. Ai que dó meu Deus!

Muitos cobertores estavam molhados, mesmo assim eles continuavam enrolados neles.
Eles estavam deitados em cima de papelões ensopados d'água.

Tinham crianças, idosos, mulheres e homens.

Tivemos que ajudar muitos a se sentarem para comer porque estavam com dor.

Trabalhamos felizes o dia inteiro, mas na distribuição a alegria foi pelo ralo.
Ao ver aquelas cenas, alguns voluntários choraram e outros ficaram com vontade de chorar.

Os moradores de rua sofrem normalmente, mas sofrem mais ainda quando está chovendo. A situação é extremamente crítica. Um desespero total.

O trabalho terminou e cada voluntário voltou para a sua casa.
Eu tenho certeza absoluta que, naquela noite, todos foram dormir pensativos e tristes.

Eu me deitei na cama e não consegui pegar no sono.
As cenas vinham toda hora na minha mente.

É difícil aceitar que um ser humano esteja numa situação tão miserável daquela.
A criatura não tem comida, roupas, casa, banho e dignidade.

É por essas e outras que, a cada dia que passa, sinto mais vontade de trabalhar pelos moradores de rua. E espero que muitos voluntários me acompanhem, para juntos aliviarmos um pouquinho a dor deles, nem que seja a fome do domingo á noite.

*